Marcação de defesa – Doutorado

Passo a passo para marcação de defesa de Tese de Doutorado:

Prazo para marcação: até 30 dias antes da data da defesa

Local onde será realizada a marcação da defesa: minhaUFMG

O(A) aluno(a) deve iniciar a marcação da defesa, preenchendo nome da tese, resumo, abstract, palavras-chave, data, horário e local. Encaminhar pelo minhaUFMG a marcação para o(a) orientador(a) que deve preencher a banca e aprová-la.

Requisitos para defesa:

  • Ter completado, no mínimo, 27 créditos no curso (dentre os 27 créditos, ter cursado as 2 disciplinas obrigatórias e as três disciplinas fundamentais);
  • Ter sido aprovado no Exame de Qualificação (até 24 meses a contar da data de ingresso no curso)
  • 2 (dois) artigos publicados ou aceitos em periódico com Qualis Capes 2017-2020 A1, A2, A3 ou A4 na área de Engenharias II, como primeiro autor e com seu(sua) orientador(a) como coautor(a). As datas de publicação dos artigos devem ser posteriores ao ingresso do(a) discente no PPGEQ e os temas dos artigos devem estar relacionados à tese a ser defendida OU 2 (dois) artigos, sendo 1 (um) artigo publicado ou aceito e 1 (um) comprovante de submissão de artigo, ambos em periódico(s) com Qualis Capes 2017-2020 A1, A2, A3 ou A4 na área de Engenharias II, como primeiro autor e com seu(sua) orientador(a) como coautor(a). As datas de publicação e de submissão dos artigos devem ser posteriores ao ingresso do(a) discente no PPGEQ e os temas dos artigos devem estar relacionados à tese a ser defendida OU 1 (um) artigo publicado ou aceito em periódico com Qualis Capes 2017-2020 A1, A2, A3 ou A4 na área de Engenharias II, como primeiro autor e com seu(sua) orientador(a) como coautor(a), e cópia do depósito de patente, com seu(sua) orientador(a) como coautor(a). As datas de publicação do artigo e do depósito da patente devem ser posteriores ao ingresso do(a) discente no PPGEQ e os temas do artigo e da patente devem estar relacionados à tese a ser defendida.

Enviar para a Secretaria, por e-mail ou através do campo “anexos” da marcação no minhaUFMG, cópia da comprovação de produção científica (de acordo com o item anterior).

Composição da banca:

5 membros, todos Doutores, sendo obrigatoriamente dois membros externos à UFMG e 1 membro é o(a) orientador(a). O(A) coorientador(a) não contabiliza para fins de composição de banca. Sendo assim, caso o(a) coorientador(a) faça parte da banca, serão 6 membros no total.

Fator h para os membros da banca (base de dados Scopus): igual ou maior a 5.

A defesa só é aprovada após verificação de todos os requisitos, incluindo produção científica e membros da banca.

Toda defesa é pública. Informações sobre sigilo – propriedade intelectual: clique aqui.