Linhas de pesquisa

A atividade de pesquisa dos docentes do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ) é desenvolvida em torno de duas linhas de pesquisa: Engenharia de sistemas em processos e Tecnologias limpas, materiais e nanotecnologia. Elas estão detalhadas abaixo.

  • Engenharia de sistemas em processos

    Envolve a síntese e a análise de processos e produtos característicos de Engenharia Química. Baseada em conhecimentos de matemática, computação e estatística, compreende o desenvolvimento de modelos fenomenológicos, experimentais e históricos, com os objetivos de modelagem, simulação, controle, otimização, inferência e monitoramento de sistemas químicos e bioquímicos em geral. Busca-se, ao final, alcançar uma operação mais eficiente em relação aos aspectos de segurança operacional, produção limpa, produtividade e consumo de água e energia.

    Docente Tema pesquisado
    Andréa Oliveira Souza da Costa Modelagem empírica e fenomenológica de Processos. Análise exergética de processos. Termodinâmica.
    Daniel Bastos de Rezende Desenvolvimento de processos de produção de biocombustíveis. Projetos reatores catalíticos e termoquímicos. Transformação e aproveitamento de biomassa e outros resíduos através de processos térmicos e catalíticos.
    Éder Domingos de Oliveira Análise de Sistemas e Processos Químicos: aplicações de termodinâmica, análise e cinética química, métodos de otimização e modelagem matemática na simulação de processos e caracterização de sistemas químicos.
    Érika Cristina Cren Engenharia de processos na indústria de alimentos; Engenharia de bioprocessos; Processos de separação e purificação de biomoléculas; Aproveitamento de resíduos agroindustriais; Aproveitamento de matérias primas nativas, regionais e com importância nacional para a agroindústria.
    Esly Ferreira da Costa Júnior Modelagem de Processos. Estimação de Parâmetros. Métodos Matemáticos e Numéricos. Otimização.
    Idalmo Montenegro de Oliveira Modelamento matemático, simulação de processos industriais e sustentabilidade ambiental
    Verônica Ortiz Alvarenga Modelagem do comportamento microbiano em processo produtivos de alimentos. Estudo do impacto das operções unitárias no comportamento microbiano em alimentos.
    Viviane Santos Birchal Desenvolvimento e Otimização de Processos, aproveitamento de Resíduos, Processos de Separação e Concentração, secagem, secagem em spray, processamento mineral.
  • Tecnologias limpas, materiais e nanotecnologia

    Os trabalhos desenvolvidos nesta linha de pesquisa envolvem rotinas experimentais de desenvolvimento de novos materiais incluindo nanocompósitos, nanofluidos e materiais nano-estruturados para aplicações industriais, bem como revestimentos de diversos tipos. A linha contempla também o desenvolvimento de tecnologias limpas de geração de energia como as células combustíveis de óxido sólido. Além disso, são desenvolvidos processos que permitem o uso racional e mais sustentável dos recursos naturais, tais como reaproveitamento de resíduos, separação através de membranas, imobilização de enzimas e adsorção, para aplicação nos diversos setores da indústria. As caracterizações são realizadas considerando as propriedades físicas, químicas e eletroquímicas, mecânicas e de transporte, bem como as atividades biológicas, dependendo da aplicação desejada.

    Docente Tema pesquisado
    Fernando Cotting Avaliação da corrosão em novos materiais. Desenvolvimento e caracterização de inibidores de corrosão ambientalmente amigáveis e sistemas anticorrosivos. Desenvolvimento e caracterização de revestimentos anticorrosivos autorreparadores e sistemas anticorrosivos com liberação controlada.
    Glaura Goulart Silva Materiais avançados. Nanotecnologia. Materiais para o setor de energia. Nanocompósitos e nanofluidos. Compósitos poliméricos. Pesquisa e desenvolvimento.
    Kátia Cecília de Souza Figueiredo Adsorção, biocombustíveis, dessalinização, gás natural, integração de processos, nanomateriais, processos de separação por membranas, separação e purificação de biomoléculas.
    Luiz Orlando Ladeira Síntese e Aplicações de Materiais Avançados Nanoestruturados. Síntese de nanohibridos de carbono e ouro para aplicações em biodispositivos para diagnóstico, foto catalise e em purificação de água. Materiais cimentíceos nanoestruturados com nanotubos de carbono para aplicações em Engenharia Civil. Novas rotas de produção de grafeno a partir de resíduos plásticos descartados no lixo.
    Manuel Houmard Materiais nano-estruturados, Síntese sol-gel, Materiais porosos, Recobrimentos Finos, Captura de polluentes e vapor d´água, Foto-atividade e molhabilidade, Sistema TiO2-SiO2, Materiais compósitos, Adsorventes, Materiais de construção avançados.
    Rosa Maria Rabelo Junqueira Anodização, coloração de aços inoxidáveis, ligas de titânio, corrosão, comportamento eletroquímico, funcionalização de superfícies, hidrofobicidade, oleofobicidade, superfícies anti-finger prints, desempenho de superfícies revestidas.
    Tulio Matencio Propriedades eletroquímicas de materiais, Energia renovável, Pilhas a Combustível, Biossensores.
    Vanessa de Freitas Cunha Lins Desenvolvimento de novos materiais, incluindo nanocompósitos para aplicações industriais, avaliação das propriedades físicas, químicas e eletroquímicas e mecânicas de materiais, técnicas de engenharia de superfície como anodização, revestimentos poliméricos, metálicos e inorgânicos.