Disciplinas isoladas

São matrículas, permitidas a qualquer pessoa não pertencente ao corpo discente da UFMG, em disciplinas isoladas integrantes dos currículos dos cursos de graduação e de pós-graduação, para complementação ou atualização de conhecimento.

→RESULTADO

 

Protocolo de requerimento de inscrição em disciplinas isoladas – 2º semestre de 2024

Exigências: existência de vaga e não ser aluno de cursos de graduação ou de pós-graduação da UFMG.

Data da inscrição: das 8h30 do dia 16/09/2024 (segunda-feira) até às 15h do dia 23/09/2024 (segunda-feira) – via formulário do Google

Divulgação do resultado: 24/09/2024, terça-feira – aqui no site, nesta página

Matrícula: até o dia 27/09/2024, sexta-feira – condicionada ao pagamento e apresentação da GRU.

Data para entrega do comprovante de pagamento da GRU: até 12h do dia 27/09/2024.

Início das aulas: a partir do dia 30/09/2024 (aulas presenciais, de acordo com a oferta das disciplinas contida no mapa abaixo).

 

Procedimentos para inscrição:

1. Preencher a ficha de Requerimento de Matrícula em Atividade Isolada disponível no menu “Formulários” do site do PPGEQ (também disponível no site do DRCA).

Obs.: Pode incluir mais de uma disciplina no mesmo formulário (verificar aqui o MAPA DE DISCIPLINAS ISOLADAS)

2. Anexar no formulário do Google, das 8h30 do dia 16/09/2024 (segunda-feira) até às 15h do dia 23/09/2024 (segunda-feira) os seguintes documentos, EM PDF ESCANEADOS, LEGÍVEIS E EM ARQUIVO ÚNICO (JUNTAR TODOS OS DOCUMENTOS EM UM SÓ ARQUIVO):

– Requerimento de Matrícula em Atividade Isolada preenchido e assinado;

– Comprovação de pré-requisitos ou de condições para frequentar a disciplina:

a) Currículo Lattes/CNPq, acompanhado de cópia de títulos e diplomas que tiver (DIPLOMA OU CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DE GRADUAÇÃO E OUTROS DIPLOMAS – NÃO É NECESSÁRIO ENVIAR OUTROS TIPOS DE DOCUMENTOS, TAIS COMO ARTIGOS, EVENTOS, ETC);

b) Histórico escolar ou documento equivalente;

c) Cópia da identidade e do CPF;

d) Cópia do passaporte com visto temporário de estudante ou permanente válidos, se estrangeiro;

e) Cópia do último contracheque e autorização da chefia, no caso de servidor da UFMG.

OBS.1: Não será aceita documentação incompleta.

OBS.2: Alunos em final de curso de universidades particulares poderão concorrer as vagas, desde que apresentem, no lugar do diploma, uma declaração contendo a data de previsão de conclusão de curso/colação de grau.

A UFMG e o PPGEQ não se responsabilizarão por inscrição não recebida por motivos de natureza técnica associados a computadores, a falhas de comunicação, a congestionamento de linhas de comunicação, dos correios, e por quaisquer outros motivos de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados para consolidação da inscrição.

Informações para matrícula:

Antes de efetuar o pagamento da taxa de matrícula verifique se sua matrícula foi aceita. Alunos com vínculo em cursos (Graduação e Pós-Graduação) da UFMG não poderão solicitar matrícula em disciplina isolada. Em hipótese alguma será devolvida a taxa de matrícula.

O requerente que obtiver deferimento receberá somente 01 (um) número de matrícula e pagará apenas uma taxa, para qualquer número de disciplinas, não importando se se trata de disciplinas de níveis diferentes (graduação e pós-graduação). O pagamento deverá ser feito no Banco do Brasil, através da GRU. 

O formulário da GRU deve ser preenchido informando os seguintes dados:

CPF/CNPJ digitar o número do CPF de quem cursará a disciplina isolada
Nome do Contribuinte/Recolhedor nome da pessoa que cursará a disciplina isolada
Competência: mês da matrícula / ano de oferta da disciplina
Vencimento: data para efetuar o pagamento
Valor Principal: valor da taxa de disciplina isolada R$ 194,57
Valor Total: repetir o valor da taxa de disciplina isolada R$ 194,57
Clicar em GERAR GRU  

O valor da taxa é de 194,57 (cento e noventa e quatro reais e cinquenta e sete centavos).

Após o pagamento, o candidato com requerimento deferido deverá enviar a GRU acompanhada do comprovante de pagamento escaneados em PDF para o e-mail pos-grad@deq.ufmg.br ou ppgeq1@gmail.com até 12h do dia 27/09/2024. Caso não efetive o pagamento, sua matrícula não será realizada. Gentileza informar no comprovante o nome do candidato e se teve requerimento matrícula aprovado para outras disciplinas de outros Programas da UFMG (informar nome da disciplina e Programa).

Os servidores da UFMG que apresentaram, no momento da inscrição, a cópia do último contracheque e a autorização da chefia imediata, terão direito à isenção da taxa única.

Candidato estrangeiro:

*Se for estrangeiro, enviar a documentação descrita a seguir para o e-mail pos-grad@deq.ufmg.br ou ppgeq1@gmail.com para cadastro no DRCA (em pdf): passaporte com visto temporário de estudante ou permanente, cédula de identidade expedida pela Polícia Federal e comprovação de que a situação do visto está regularizada e CPF.

CERTIFICADO

O certificado de conclusão da disciplina poderá ser solicitado à Secretaria do PPGEQ, após o encerramento do período letivo e lançamento das notas pelo professor (solicitar pelo menu do site Serviços – Declarações).